Hipnose- A nova arma secreta dos Atletas

Conheça a técnica que está ajudando atletas a reduzirem a Ansiedade para as competições, Aumentar o Foco, Diminur a fome e Propiciar uma boa noite de sono para a recuperação muscular.

Esqueça o que você aprendeu sobre hipnose nos programas sensacionalistas da TV. Hoje a Hipnose é reconhecida como prática médica e vem sendo usada por Psicólogos e Médicos como uma poderosa ferramenta coadjuvante nos tratamentos de ordem psicológica, tais como : Ansiedade, Falta de Foco, Autoconfiança, Depressão, Fibromialgia, Pânico, Cura de vícios ( tabagismo), Emagrecimento, Insônia, etc. E os benefícios não param por aí !

Constantemente vemos na mídia notícias de celebridades que recorrem à Hipnose como uma ferramenta para reduzir Ansiedade, vencer Medos e Fobias, Parar de Fumar, etc. A Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, recorreu à Hipnose durante a gravidez para aliviar os enjôos e no parto para reduzir a dor, Britney Spears e Lily Allen recorreram para parar de fumar, Chris Martin, vocalista do Coldplay, fez sessões de hipnose para reduzir o estresse e Adele para vencer o medo de cantar no Oscar . A novidade é que Hipnoterapeutas estão usando essa técnica como um poderoso recurso na área esportiva e os resultados são surpreendentes )

Não há nada de mágico ou esotérico no processo, ou seja é um fenômeno neurológico que acontece no cérebro e é capaz de mudar padrões de comportamento pela atuação no inconsciente. A explicação científica de maior expressão obtida até agora é a de que a hipnose provoca modificações profundas no funcionamento do cérebro, alterações essas que foram documentadas por exames de imagem precisos e sofisticados.

O reconhecimento da Hipnose está sustentado por uma gama de estudos comprovando sua eficácia nas mais variadas enfermidades. Atualmente esse recurso é utilizado em Instituições de renome no mundo todo, tais como : Memorial Sloan Kettering Cancer Center e MD Anderson Cancer Center EUA que utilizam-na para diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia, como a fadiga e a dor; No Massachusetts General Hospital comprovaram que a hipnoterapia é uma das opções terapêuticas mais eficazes contra o cigarro, chegando a superar os índices da utilização dos adesivos de nicotina. No Brasil a atuação é semelhante, a técnica já é utilizada em grandes hospitais como o A.C Camargo ( SP) no tratamento de câncer, no Hospital das Clínicas e Hospital do Servidor Público ( SP) para o controle da dor e redução da ansiedade, dentre outros. Os ganhos na área de saúde são incríveis e vão desde combate a insônia, medo de fazer determinados exames como por exemplo ressonância magnética, até cirurgias sem anestesia.

Quem não conhece a história de um atleta muito bem preparado, que era tido como favorito e no momento da competição cometeu falhas por ter deixado sua tensão o nervosismo dominar a sua Técnica /situação ?

Diante disso, os Atletas estão recorrendo a mais essa ferramenta de aumento de performance. Nos EUA essa técnica é utilizada em várias Universidades de renome nos seus times de basquete. O que foi observado até o momento é que a Hipnose propicia aumento de desempenho do atleta devido a redução de Ansiedade e melhora consideravelmente o Foco, ambos fatores já comprovados cientificamente como principais efeitos desta técnica. Em alguns estudos notou-se que o desempenho dos atletas melhorou em 60% nos dias de jogos e que o time subiu no ranking mais rapidamente comparado aos jogos anteriores.

Aqui no Brasil a hipnose é mais utilizada no período de pré-competição e tem como objetivo reduzir a Ansiedade, Aumentar o foco, Manter sob controle a Impulsividade, Reduzir a Fome e também proporcionar uma boa noite de sono. Possuo pacientes que após aprender a auto-hipnose que ensino no consultório eliminaram o uso de calmantes.

O processo da hipnose consiste em colocar o paciente em um estado alterado de consciência através de um relaxamento físico e mental. Desta forma, ele fica suscetível às induções hipnóticas, mas não perde o controle das suas ações. Neste momento eu trabalho os principais pontos a serem aperfeiçoados no atleta, tais como : Medo de se lesionar ou perder, algum trauma por ter perdido competições anteriores, foco, controle da ansiedade, etc.

O trabalho é customizado e feito muitas vezes com a participação do treinador ou preparador físico, que por conhecerem bem os pontos fracos de seus alunos, tendem dar boas contribuições com suas percepções . Os efeitos são percebidos na própria sessão e se intensificam conforme o paciente faz a auto-hipnose ou sessões de reforço.

Flávia Freitas